S.O.S Vida lança teste rápido de HIV – Tribuna de Petropolis

banners_1_2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

S.O.S Vida lança teste rápido de HIV

http://www.e-tribuna.com.br/

A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará os exames gratuitamente.  Para o evento deste sábado foram disponibilizados 60 exames.

Thaciana Ferrante – Amanhã, às 10h, será realizado o lançamento do teste rápido de HIV, mais um serviço que passará a ser oferecido na sede do S.O.S Vida, localizado na Rua Alberto Torres, n° 78.

A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará os exames gratuitamente.

Para o evento deste sábado foram disponibilizados 60 exames. A ação seguirá até as 19h30, mas os testes poderão ser feitos no mesmo horário, de segunda a sexta-feira, a partir da semana que vem. O objetivo é fazer com que as pessoas tenham o diagnóstico precoce da doença e iniciem o mais rápido possível o tratamento.

Seis psicólogos, uma médica e uma enfermeira, que atuam no S.O.S Vida e são ligados à pastoral da Aids, foram registrados no Ministério da Saúde e irão compor o quadro de profissionais em esquema de plantão, que atenderá a população interessada em fazer o teste rápido no local.

De acordo com o presidente do S.O.S Vida, Antonio Pires, a vantagem do teste rápido é que ele é mais simples.

“Pretendemos ainda levar esses testes para as empresas, paróquias e comunidades a fim de incentivar a prevenção e diagnosticar aqueles que têm a doença e não sabem. Aqui na unidade ofereceremos gratuitamente atendimento psicológico antes do teste e após, caso a pessoa confirme a doença. Além disso, iremos encaminhá-la para o Programa Municipal de Aids, onde eles confirmarão o diagnóstico e já sairão com uma consulta marcada com um infectologista”, explicou.

Apesar de a Aids não ter cura, a descoberta precoce do problema possibilita que a doença não se desenvolva e a pessoa continue tendo uma vida completamente saudável. Estima-se que no Brasil 720 mil indivíduos vivam com HIV, 150 mil são soropositivo, mas não sabem e 350 mil estão em tratamento, que atualmente é oferecido gratuitamente pelo SUS.

Saiba mais

Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. Ela é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico e sua gravidade.

A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por micro-organismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais. Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV ou da Aids. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus da Aids.

Maiores informações :

Rua Alberto Torres – 78 – centro – Petrópolis

telefone : 55 24 2249.2763 / 99224.0201

cal IMG-20150331-WA0002

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS - A VIDA É MAIS FORTEouça nosa radio 200 logo REDE LATINO logo pas

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s