Precisamos acelerar o ritmo na luta contra o HIV, diz Bill Clinton em discurso na 20ª Conferência de Aids

Precisamos acelerar o ritmo na luta contra o HIV, diz Bill Clinton em discurso na 20ª Conferência de Aids

aids conferencia 2014
bil clinton

http://agenciaaids.com.br/

O ex-presidente norte-americano Bill Clinton foi o destaque desta quarta-feira (23) na 20ª Conferência Internacional de Aids, em Melbourne. Em seu discurso, ele chamou atenção para a epidemia de aids em crianças, a necessidade de mais investimentos na luta contra a doença e a importância de ampliar a testagem e o tratamento antirretroviral.

“Quando a Clinton Foundation iniciou o trabalho de acesso à saúde, em 2002, cerca de 100 mil pessoas da América Latina e do Caribe recebiam o medicamento.

Na época, houve muita discussão sobre qual caminho seguir para deter a doença. Havia o grupo dos que defendiam o tratamento e outro que achava que os esforços deveriam ser dirigidos para a prevenção. Hoje, cerca de 13 milhões de pessoas recebem antirretrovirais e as evidências mostram que estamos no caminho certo para acabar com o HIV. Mas precisamos acelerar o ritmo, como bem diz o tema da 20ª Conferência Internacional de Aids.”

Aids no mundo Bill Clinton falou também sobre os números de aids no mundo. “Todo ano cerca de 2 milhões de pessoas são infectadas pelo HIV. Isso significa que a cada um minuto quatro  pessoas contraem o vírus; e 1,5 milhões morrem por ano em decorrência da aids, cerca de 3 mortes por minuto”, disse o ex-presidente americano.

Segundo Clinton, um dos maiores desafios que a comunidade internacional enfrenta é o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno. “Dados de 51 países revelam que 70% das mortes relacionadas com o HIV poderiam ter sido evitadas se diagnosticadas e tratadas. Os antirretrovirais evitam novas infecções e garantem a qualidade de vida das pessoas com HIV/aids.”

Clinton enfatizou ainda a necessidade de melhorar o acesso aos serviços de saúde, principalmente nas áreas rurais e de difícil acesso. “Precisamos de mais recursos nesta luta.”

Robin Hood Tax

Manifestantes interromperam o discurso de Bill Clinton e pediram seu apoio para o Robin Hood Tax. Neste momento, Clinton perguntou à plateia se todos entenderam a mensagem. “A minha fala é denominada uma conferência, mas eu acho que realmente é um movimento. Por isso, está tudo bem se alguém se levanta para dizer alguma coisa”. Os militantes defenderam a taxação das transações financeiras para o financiamento da epidemia no mundo.

"20th International AIDS Conference (AIDS 2014), run by the International AIDS Society at the Exhibition Centre, Melbourne, Australia. "
Marina Pecoraro de Melbourne (Austrália)

A Agência de Notícias da Aids cobre a Conferência na Austrália com o apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo

aids 2014

 

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s