CAMPANHA DO DIAGNOSTICO PRECOCE PARA O HIV EM PETRÓPOLIS – BALANÇO

CAMPANHA DO DIAGNOSTICO PRECOCE PARA O HIV EM PETRÓPOLIS – BALANÇO

F exame F cal e dom gregorio cartaz

fotos gentilmente cedidas por Ari Gomes

Lançado dia 07 de abril de 2014 – DIA INTERNACIONAL DA SAÚDE e no Estado do rio – O DIA DO DIAGNOSTICO PRECOCE PARA O HIV  , o Grupo Assistencial SOS VIDA, a Pastoral da AIDS – CNBB / Diocese de Petrópolis e a Secretaria de Saúde / Programa municipal de DST/AIDS de Petrópolis se uniram em uma ação que foi de encontro a população oferecendo o TESTE RÁPIDO PARA O HIV.

Foram realizados 168 testes TRD para HIV, mais uma vez a Igreja Católica se faz presente nas demandas sociais, demonstrando sua preocupação e engajamento em causas sociais.

O Bispo da Diocese de Petrópolis – Dom Gregório Paixão – OSB se fez presente no lançamento da campanha, o secretario de Saúde Dr. Andre Pombo, os vereadores membros da Frente Parlamentar de AIDS de Petrópolis – Pastor Sebastião e Meirelles, o psicologo responsável técnico e presidente do Grupo Assistencial SOS VIDA – Antonio Carlos de Souza Pires ( Cal ) também representando a Pastoral da AIDS – CNBB como sócio fundador e a REDLACVO+, Dora Pires – diretora de desenvolvimento social do Grupo assistencial SOS VIDA e coordenadora da Pastoral da AIDS – CNBB / Diocese de Petrópolis, a coordenadora do Programa municipal de AIDS de Petrópolis – Maria Inês Ferreira e equipe.

Também estiveram presente voluntários do SOS VIDA e da Pastoral da AIDS – CNBB diocesana e outras Pastorais, todos os Padres onde foram realizados os testes solicitaram volta da ação, por entenderem ser de grande importância para seus fieis, o que sera levado ao município para juntos pensar em outras datas.

Segundo a coordenação do Programa municipal de DST/AIDS de Petrópolis ” Foi bem interessante a articulação com as igrejas durante a campanha, facilitando a conversa e sensibilização de lideranças religiosas. A fala do sr. Bispo também foi pertinente sobre a condição de vulnerabilidade da população e sobre a importância de ficar sabendo o resultado para que a pessoa tenha a oportunidade de se cuidar e não ficar doente de AIDS”.

Antonio Carlos e Dora Pires ressaltaram a importância  deste momento para fortalecimento do movimento de AIDS de Petrópolis que tem uma Comissão Permanente no COMSAUDE e Frente Parlamentar de AIDS na Câmara municipal de Petrópolis, que são conquistas da sociedade civil.

Lembraram ainda que o mal maior continua a ser o PRECONCEITO e EXCLUSÕES com os portadores do vírus HIV.

O secretario de saúde de Petrópolis valorizou esta iniciativa e reafirmou o compromisso do município com esta questão tão importante.

O vereador Pastora Sebastião e Meirelles também reafirmarão o compromisso em estar sempre colocando na pauta da CMP a temática da AIDS.

Consideramos a iniciativa de grande importância para a população de Petrópolis e esperamos que em outros estados esta iniciativa do estado do Rio em criar um dia especifico para o DIAGNOSTICO PRECOCE PARA O HIV seja seguido por outros estados do nosso pais.

Foram 6 dias percorrendo os seguintes bairros e distritos de Petrópolis :

DIA 07 – segunda – feira de 10:00 as 16:00 – IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – centro

20140407_104103F igreja  F CAL DORA ANA MEIRELLES INES

DIA 08 – terça – feira – IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – MONTECASSEROS,

SAGRADO F

Dia 09  quarta – feira – IGREJA DE SANTO ANTONIO – ALTO DA SERRA,

ALTO DA SERRA (1)

Dia 10 – quita – feira – IGREJA DE SÃO PEDRO – PEDRO DO RIO,

PEDRO DO RIO EQUIPE F

Dia 11 sexta – feira – IGREJA DE SÃO JOÃO – POSSE,

POSSE  PADRE JARDEL

Dia 12 sábado IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO DO INDAIÁ – SÃO SEBASTIÃO,

são sebastião (3) são sebastião (4) SÃO SEBASTIÃO (16)

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s