Organizações católicas irão reforçar importância do diagnóstico precoce do HIV durante vinda do Papa ao Brasil

logo-jmjimages

Organizações católicas irão reforçar importância do diagnóstico precoce do HIV durante vinda do Papa ao Brasil

http://agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=21060

15/07/2013 – 15h30

Pela primeira vez no Brasil como Papa, o argentino Jorge Mário Berboglio, o Papa Francisco, chega ao País na próxima semana para a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho. Durante o evento que reunirá cerca de 2 milhões de jovens de todo o mundo estão previstas ações de conscientização sobre o diagnostico precoce do HIV.

Ana Carolina Barbosa de Sousa, coordenadora da regional leste da Pastoral da Aids do Rio de Janeiro, explica que a preocupação da entidade é a incidência de novos casos entre a população jovem, público alvo do evento religioso. Por isso, a pastoral vai realizar uma atividade na abertura da Jornada, que pretende incentivar a testagem e o diagnóstico precoce do vírus causador da aids. A ação contará com agentes de diversas dioceses, que distribuirão panfletos sobre o tema.

“A ideia é fazer com que todos saibam da importância do diagnóstico precoce, mas é uma preocupação a mais com os jovens. É importante conscientizar, fazer o jovem se cuidar, se respeitar e respeitar o outro. Existem outros modos de prevenção, mas entendemos que incentivar o teste já é uma maneira de mostrar que todos são vulneráveis e podem contrair o vírus HIV”, diz Ana Carolina.

Já o Centro Franciscano de Luta Contra a Aids (Cefran) vai realizar atividades em São Paulo na semana que antecede a Jornada. A instituição receberá seis jovens franceses, que passarão a semana no local.

Na quarta-feira e quinta, 17 e 18 de julho, eles participarão de oficinas para discutir a doença e na sexta-feira, 19 de julho, estarão na estação Brás do metrô para abordar a população e entregar materias informativos sobre a aids. Os jovens franceses chegam ao Brasil em parceria com o Colégio Anchietano, segundo informa Irmã Fátima, do Cefran.

Jornada Mundial da Juventude

O evento católico que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. O lema da edição carioca é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Segundo o site oficial da Jornada, o encontro tem como objetivo principal “dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo”.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do Papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano.

Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Nana Soares

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s