SOS Vida cria projeto em benefício de deficientes físicos – DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

OK 24 maio (13)LEVANTA-TE E VEM PARA O MEIO

SOS Vida cria projeto em benefício de deficientes físicos – http://www.diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16487&c=00028

Atualmente Petrópolis conta com cerca de 60 mil deficientes ou pessoas que necessitam de cuidados especiais. Estes dados levam cada vez mais à tona a necessidade de adaptação e maior acessibilidade. Estes problemas são vistos como um agravante para a saúde mental e física do deficiente, que cada vez mais se inclui no meio social. Na manhã de ontem, a ONG SOS Vida, que atua há 15 anos em benefício de doentes e necessitados, lançou um projeto de inclusão em sua sede e recebeu a visita de outras três iniciativas da cidade. O objetivo principal é a inclusão dos deficientes físicos.

De acordo com o presidente da SOS Vida, Antônio Carlos, a inclusão dos portadores de necessidades especiais é observada a todo o momento.

– Nós identificamos pela própria população local a dificuldade dos deficientes. Muitos entram em depressão por não conseguirem sair de casa. Dividimos a inclusão em três etapas como uma forma de chegar ao deficiente. A primeira é um passeio e já temos em vista aonde ele irá acontecer. Será na Jornada Mundial da Juventude, onde levaremos os deficientes para conhecer o novo Papa – informou.

O presidente da SOS Vida explica que não pretende apenas atingir os deficientes assistidos pela ONG e, por isso, convidou a participar da reunião algumas outras iniciativas da cidade que prestam assistência a portadores de necessidades especiais.

– A segunda etapa consiste nas atividades físicas. Por isso convidamos o Marcelo Gonçalves Corrêa, que além de ser deficiente é formado em educação física e tem conhecimento da área – afirmou.

Marcelo é diretor técnico da Associação Petropolitana de Deficientes Físicos (APDF).

– A prática esportiva seria a segunda etapa. O deficiente tem necessidade de praticar atividades físicas, além de termos atletas que precisam de apoio e são de nível de competição na bocha e no atletismo. O incentivo ao esporte traz outros benefícios como a inclusão e convívio na sociedade, além de melhorar a autoestima dos deficientes – disse Marcelo.

O presidente da SOS Vida explicou o terceiro passo do projeto, que é focado na empregabilidade.

– Já foi feito um contato com a Firjan, pois a questão da empregabilidade do deficiente é um grande problema. Em uma ocasião havia uma vaga para um deficiente físico e me pediram para indicar. Mesmo assim os deficientes ainda têm que se incluir em muitos setores. Faremos contatos com a Firjan para o preenchimento dessas vagas – garantiu.

Também estiveram presentes na reunião Paulo Roberto Mattos, presidente da APDF, Luiz Carlos Maciel que é cadeirante e trabalha na Secretaria de Esportes, Carlos Jesus da Pró-Deficiente e Paulo Rodrigues, voluntário da SOS Vida há quatro anos.

Ponto a pé inicial

Apontado como a maior necessidade dos deficientes para ter acesso às atividades, a falta de um veículo para a locomoção será restabelecida. A notícia, que foi dada a todos os presentes, é vista como uma boa solução, já que o serviço era oferecido pela prefeitura e foi removido no último governo. De acordo com o presidente da SOS Vida já foi feito um contato com a prefeitura para reaver o veículo.

– No último governo de Bomtempo tínhamos uma Van que buscava o deficiente em casa. Quando entrou o outro governo ela acabou. Queremos apenas que o veículo volte a circular e caso os órgãos responsáveis não queriam arcar, nós vamos buscar fundos e parceiros para a iniciativa, pois o governo muda, mas quem é deficiente continua sendo deficiente – disse.

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

2 comentários em “SOS Vida cria projeto em benefício de deficientes físicos – DIÁRIO DE PETRÓPOLIS

  1. Parabéns pela iniciativa.sou portadora de deficiência física,e trabalho em um setor municipal para deficiêntes.Gostaria de ser ajudada com projetos novos, pois comecei agora e quero ajuda nesse sentido.Meu email é:secretariadireitoshumanosvotuporanga@hotmail.com
    pode mandar aos cuidados de Cidinha Madrid.
    Atenciosamente
    Cidinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s