Pela primeira vez, uma mulher e usuária do SUS é eleita presidenta do CNS

Pela primeira vez, uma mulher e usuária do SUS é eleita presidenta do CNS

  Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa de cerimônia que elegeu, pela primeira vez, uma mulher para assumir a presidência do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Maria do Socorro de Souza é assessora de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag). Essa também é a 8272482548_0d059f2d12.jpgprimeira vez que umarepresentante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) conquista o cargo.

13 de dezembro de 2012

Nesta quinta-feira (13), Maria do Socorro de Souza foi eleita presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Por 31 votos a 17 ela será a primeira mulher a assumir essa função no CNS. Essa também é a primeira vez que uma representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) conquista o cargo. Maria do Socorro é assessora de Políticas Sociais daConfederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag).

Maria do Socorro quer levar para o CNS o conceito de conjunto da sociedade. “A Contag expressa a diversidade do que é hoje o fórum dos usuários. Nós temos mulheres, negros, indígenas, população LGBT, população de rua, movimento popular, igrejas, patologias, deficiências. Nós queremos que o controle social seja autônomo, democrático, participativo, diverso. O SUS é uma bandeira importante pra que o governo atenda mais o apelo da população. Queremos que o SUS tenha a cara do povo brasileiro”, enfatizou.

Para o ministro da Saúde e ex-presidente do CNS, Alexandre Padilha, o Conselho está em boas mãos. “Eu, como ministro, estou muito feliz em ver a Maria do Socorro, representante da Contag, eleita. Pela primeira vez temos um representante de usuários na presidência, pela primeira vez uma mulher e, sobretudo, uma trabalhadora rural, o segmento onde o acesso é mais desigual no serviço de saúde. Acredito que ela trará uma nova dinâmica, reforçará ainda mais o tema do acesso do atendimento como tema principal e central do conselho”, destacou.

O ministro ressaltou, ainda, que a relação de forte parceria entre o Ministério da Saúde e o CNS continuará sendo a mesma. “O conselho está sendo um interlocutor de fato da sociedade e vamos aprimorar cada vez mais. Nada mais importante do que continuarmos discutindo em todas as reuniões sobre os temas de acesso aos serviços e a qualidade ao atendimento”, concluiu o ministro.

Além da eleição da Presidência do Conselho Nacional de Saúde, ocorreu a eleição da Mesa Diretora que foi composta por oito membros: dois gestores de saúde, dois trabalhadores de saúde e quatro usuários. Também tomaram posse 144 conselheiros, na tarde de hoje. Dentre eles, 24 usuários, 12 trabalhadores de saúde e 12 gestores e prestadores de serviço. Cada um tem direito a dois suplentes.

Clique na imagem e assista ao vídeo da eleição da CNS no Canal Saúde:

Miniatura

 

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário