Ativistas do Congo conhecem experiência da Rede de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV-Aids no combate à epidemia no Brasil

Ativistas do Congo conhecem experiência da Rede de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV-Aids no combate à epidemia no Brasil

2012-04-21 09:49
Representantes da RNAJVHA trocam experiências com ativistas do Congo.
Trocar experiências na luta contra a aids em matéria de participação social. Este foi o objetivo de uma oficina realizada durante esta semana que envolveu ativistas do Brasil e do Congo. A atividade, realizada em Brasília e Goiânia – GO pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, durou três dias e contou também com a participação da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids – RNAJVHA.
Na abertura da oficina, na capital federal, o diretor-adjunto do Departamento de Aids, Eduardo Barbosa, deu as boas vindas aos visitantes do Congo, logo em seguida deu início a um debate sobre o papel da sociedade civil na luta contra o HIV/Aids. O tema foi debatido entre os representantes dos dois países, que puderam mostrar suas experiências na resposta à epidemia, ressaltando as particularidades socioeconômicas e culturais de cada país.

Ainda em Brasília, a comissão brasileira também apresentou aos ativistas do Congo como funciona o Sistema Único de Saúde do Brasil. A apresentação ficou por conta do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, do Ministério da Saúde. Em Goiânia, a comitiva conheceu os projetos desenvolvidos pelo Grupo AAVE – Aids: Apoio, Vida e Esperança e o Grupo Pela Vidda e também conversou com a coordenação de DST/Aids do Estado de Goiás.

No enceramento da atividade, nesta sexta-feira (20), o grupo pode conhecer também como está organizada a RNAJVHA. Os representantes do Congo parabenizaram o esforço da Rede de Jovens em fortalecer o protagonismo juvenil no Brasil. Ressaltaram ainda o avanço da política de aids Brasileira. Segundo eles, as experiências daqui servirão de modelo para o desenvolvimento de ações estratégicas para a resposta à epidemia de aids naquele país.

Visitantes do Congo conhecem experiências brasileiras na resposta à epidemia de aids.
Para o coordenador da RNAJVHA, José Rayan, o diálogo com a sociedade civil do congo fortalecerá a aliança de cooperação entre os dois países. “Os jovens do mundo inteiro estão cada vez mais interligados pelas redes sociais, então não podemos pensar em política para este público sem entender o que está em curso nos outros países”, disse.

De acordo com a Assessoria de Cooperação Internacional do Ministério da Saúde, que organizou a oficina, a parceria com o Congo deve ter continuidade com novas ações ainda este ano. A RNAJVHA assumiu o compromisso de continuar colaborando com a cooperação. “Nossa atuação enquanto uma rede forte e atuante não permite que possamos nos omitir na ajuda aos companheiros de luta contra a aids na África. Além do Congo, vamos contribuir também com os ativistas do movimento de aids em Guiné-Bissau com as nossas experiências na área de comunicação comunitária”, garantiu José Rayan.

Cooperação internacional Brasil-Congo terá continuidade.

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s