Divulgada a Declaração do Rio durante a Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro

Divulgada a Declaração do Rio  durante a Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro

21 de outubro de 2011 

CMDSS final.jpg

Acaba de ser divulgada durante a Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde, no Forte de Copacabana, a Declaração do Rio. O documento, que destaca cinco áreas de ação, já está  (original em inglê)s disponível clicando aqui. Alexandre Padilha, ministro da Saúde, esteve presente e falou durante a apresentação do texto.

Maria Guzenina Richardson, vice-presidente da Conferência, também comentou o documento. “O tópico da Conferência é muito rico para todos os países do mundo. E enfrentamos os mesmos desafios em todo o planeta. Saúde e outros problemas estão ligados aos Determinantes Sociais”.

“O acesso à saúde é também um tema de relevância no contexto de desenvolvimento sustentável. Tema em questão na Rio+20. A conferência que encerramos hoje é um importante passo no caminho à Rio+20″, lembrou o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota. Ele agradeceu ao coordenador geral do Pro-Isags e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pelo empenho em sua gestão à frente do Ministério, à Paulo Buss, Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (CRIS), e aos representantes de ONGs presentes pelo comprometimento e participação diante das propostas da CMDSS.

CMDSS | Padilha destaca mudança na política da saúde depois da Conferência

ministro.jpg

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou à Web Rádio Saúde sobre o que muda na política de saúde a partir da Carta do Rio (resultado da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais de Saúde, que começou na quarta-feira (19) e terminou hoje).

“Acredito que se reafirma a necessidade de que as políticas tenham o poder de reduzir a desigualdade e a pobreza para melhorar a saúde no País e no mundo. Essa Conferência deixa muito claro que só é possível ter saúde para todos se nós interferirmos nos determinantes sociais e econômicos, que não permitem que todos tenham saúde hoje. Acredito que reforça a integração da OMS com as outras agências da ONU, e a necessidade de termos agendas globais e políticas sociais e econômicas mais integradas para levar saúde para todos”, disse Padilha.

Carlos Basília

Fórum ONGs Tuberculose – RJ

Observatório Tuberculose Brasil

Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social-IBISS

Conheça nosso trabalho de Advocacy, Comunicação e Mobilização Social

Boletim Ato Público Brasil Livre da Tuberculose linkado 2011.pdf

http://www.youtube.com/user/carlosbasilia#p/a/u/1/hYB8ctGR0VQ

http://www.youtube.com/watch?v=iiX4DQj2Dz4

http://www.sopterj.com.br/cons_tuberculose/

Campanhas de tuberculose:

http://www.youtube.com/user/carlosbasilia

Anexo(s) de =?UTF-8?Q?F=C3=B3rum_ONGs_Tuberculose_RJ?=

1 de 1 arquivo(s)

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s