Papa Bento XVI preside missa pelo Bicentenário da independência dos países latino-americanos .

Bento_XVI

http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/7844-bento-xvi-preside-missa-pelo-bicentenario-da-independencia-dos-paises-latino-americanos

Papa Bento XVI preside missa pelo Bicentenário da independência dos países latino-americanos .

Qua, 12 de Outubro de 2011 10:02 / Atualizado – Qua, 12 de Outubro de 2011 10:10 por: CNBB .

A Pontifícia Comissão para a América Latina da Congregação para os Bispos do Vaticano anunciou a celebração eucarística, presidida hoje, 12 de outubro, pelo Papa Bento XVI, as 17.30h, na Basílica de São Pedro por intenção da comemoração do bicentenário da independência dos países lationo-americanos.

Todas as celebrações com esta motivação se realizam entre 2010 e 2014, com exceção do Peru e do Brasil que comemoram o bicentenário de sua independência nos anos de 2020-2022. O processo de emancipação dos países latino-americanos em “terra firme”, segundo a nota à imprensa da CAL, se desenrola de 1808 a 1824, ainda que se tenha de incluir a independência do Haiti, em 1804, e a de Cuba, em 1898, as mais recentes do Caribe.

“A Santa Sé deseja unir-se a estas celebrações com uma iniciativa de especial relevância”,

prossegue a nota da CAL,

“O Santo Padre Bento XVI acolheu, com vivo beneplácito, a proposta feita pela Pontifícia Comissão para a América Latina para presidir uma solene celebração eucarística na Basílica de São Pedro pelos Bicentenário dos países latino-americanos”.

A data coincide com as festividades de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, “pedagoga da inculturação da fé, mãe e protetora de seus povos, cuja imagem esteve muito presente nos exércitos partióticos”.

A missa será celebrada as 17.30 hs, horário de Roma.

Para esta celebração foram convidados de forma especial toda a Cúria Romana, o corpo diplomático, os sacerdotes latino-americanos que estudam em Roma, os religiosos e religiosos residentes em Roma das distintas Ordens e Congregações, as comunidades argentinas, brasileiras, mexicanas e de todos os demais países latino-americanos que por motivos familiares, de trabalho ou outros habitam em Roma.

Espera-se, também, a presença de significativas personalidades públicas da América Latina. A celebração está aberta a todos os romanos e peregrinos interessados em unir-se a esta celebração.

A nota da Cal ainda lembra:

“esta iniciativa representa um gesto de de particular atenção, afeto e solidariedade da parte do Santo Padre diante do povo e das nações do ´Continente da esperança´- como foi denominado pelos pontífices, desde Sua Santidade Paulo VI até Bento XVI – e é, sem dúvida, expressão da solicitude pastoral com a qual o Santo padre bento XVI abraça os povos nos quais foram plantados o Evangelho de Jesus Cristo, amadurecidos seus preciosos frutos, e onde estão presentes 40% dos batizados na Igreja Católica do mundo inteiro, unidos em filial devoção à Santíssima Virgem Maria e em fiel comunhão de suas igrejas locais com a Sé de Pedro”.

“ Por último, esta iniciativa é um sinal da contribuição original que a Igreja Católica oferece para comemorar, à luz da verdade história, este ´bicentenário, a fim de iluminar a atual situação da América Latina e alimentar a esperança de um futuro de paz e justiça”,

finaliza a nota da CAL.

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s