NÃO AO TESTE ANTI HIV NO Rock’n’Rio – ENTRE NESTA LUTA

 
O Ministério da Saúde, ignorando o clamor das pessoas vivendo com HIV e da sociedade civil organizada em AIDS, insiste em realizar testagem para o vírus HIV durante o Rock’n’Rio. Não é difícil imaginar uma cena entre um show do Barão Vermelho e o de Shakira, intervalo no qual um casal de pombinhos vai fazer o teste. Por melhor que seja o aconselhamento, por mais forte que a pessoa se sinta, por mais humano que seja o acolhimento, o Rock’1n’Rio vai acabar ali, como se o palco tivesse desabado sobre eles.
 
ISSO NÃO É FORMA DE SE RECEBER UM DIAGNÓSTICO !
NÃO DE IXEM QUE O AR CONDICIONADO CONGELE OS SENTIMENTOS DE NOSSOS GESTORES EM SAÚ DE !!!
 
Alguns detalhes emocionantes sobre esse tema estão no depoimento de Cida Lemos, grande amiga e ativista, no meu blog www.cargaviral.blogspot.com
 
Se vocês também acham que o Rock’n’Rio não é a ocasião adequada para se fazer testes de HIV, visitem a página do evento no Facebook:
 
NÃO AO TESTE DE HIV NO ROCK’N’RIO
 
 Envie sua mensagem ao Departamento Nacional DST/AIDS e Hepatites Virais através do link lá disponibilizado e compartilhe em seu mural.
 
Por e-mail você pode encaminhar para  dirceu.greco@aids.gov.br , ruy.filho@aids.gov.br , eduardo.barbosa@aids.gov.br .
 
No Twitter, @padilhando
 
No blog Saúde com Dilma  http://www.saudecomdilma.com.br/
 
SUGESTÃO DE TEXTO:
 
Sou contrário (a) à realização de testes de HIV tanto no Rock’n’Rio quanto em qualquer outra situação festiva por não acreditar serem ocasiões ideais, por melhor que seja o aconselhamento prestado no momento da revelação do diagnóstico. Ficar sabendo precocemente é necessário, como é imperativa a busca por outras formas de estímulo.
 
Temos que barrar esse absurdo! Para quem tiver contatos com a imprensa, é uma senhora pauta.
 
Solidariamente
 
Beto Volpe
 

OFICIO 005 / 2011-09-2011

 PETROPOLIS, 20 de setembro de 2011

Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais – MS

Dr. Dirceu Greco,

Saudações,

             Na qualidade de Secretario geral da REDLACVO+ – Rede Latino Americana e Caribenha de Ações Voluntarias no combate ao HIV/AIDS e psicólogo responsável técnico do Grupo Assistencial SOS VIDA, venho através deste solicitar o cancelamento do teste compulsório e entrega de resultado anti HIV no evento Rock in Rio que se iniciara neste final de semana no Rio de Janeiro.

Inúmeros são os apelos de pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS, ONGs contrários a esta forma de sugerir o teste anti HIV e a eles  nos solidarizamos, como representante da America Latina e Caribe e psicólogo.  

Entendemos a importância do resultado HIV+ precoce mas também recomendamos não ser este o melhor momento de entregar um resultado positivo ou não, pois nas duas situações podem levar o sujeito a extremos.

Esperando que seja por sua equipe repensado esta ação, com respeito, estima e consideração,

Antonio Carlos de Souza Pires ( Cal )

Secretario geral REDLACVO+

Rock In Rio

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

3 comentários em “NÃO AO TESTE ANTI HIV NO Rock’n’Rio – ENTRE NESTA LUTA

  1. Uma pergunta: a testagem é feita ou o resultado é apresentado? Quando se doa sangue nestas campanhas em universidades (e me lembro de ter havido algumas enquanto estava na UFRJ), é feita testagem para HIV quando a pessoa decide doar, e o resultado vem, de forma anônima, dias depois. Até onde eu conheça, resultado na hora é uma coisa muito cara e dada a quantidade de pessoas que estarão no evento, seria completamente inviável. Assim, o argumento de que “estragaria a festa dos pombinhos” é completamente furado.

    1. obrigado pelo seu contato, a proposta do Departamento Nacional é de entrega na hora, o chamado teste rapido, por isto o movimento social de luta contra AIDS esta se mobilizando contrario a esta ação. Deveria sim pensar em estimular o exame, mas em outros momentos, busca de local adequado para esta ação, não em uma festa deste porte,
      at.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s