ONU quer reduzir novas infecções de AIDS para zero e reúne lideres mundiais para reunião histórica

 ONU quer reduzir novas infecções de AIDS para zero e reúne lideres mundiais para reunião histórica

ONU quer reduzir novas infecções de AIDS para zero e reúne lideres mundiais para reunião histórica 8 de junho de 2011 ·

Comunicados Mais de três mil pessoas se reúnem, a partir de hoje (08/06), na sede das Nações Unidas em Nova York (EUA), na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a AIDS. O encontro, que acontece até 10 de junho, pretende fazer um balanço dos avanços e desafios dos últimos 30 anos e de definir o futuro da resposta à AIDS.

A Reunião de Alto Nível sobre HIV/AIDS acontece 10 anos depois da histórica Sessão Especial das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, e da assinatura, em 2006, da Declaração Política na qual os Estados-Membros assumiram o compromisso de avançar no acesso universal à prevenção, ao tratamento, aos cuidados e apoio aos infectados pelo HIV.

Mais de 30 chefes de Estado e de Governo e Vice-Presidentes estão sendo esperados para a reunião, que incluirá plenárias oficiais e cinco painéis, além de outros 40 eventos paralelos. No último dia da Reunião de Alto Nível sobre a AIDS, os Estados-Membros da ONU deverão adotar uma declaração que irá guiar a resposta dos países ao HIV pelos próximos cinco anos. A abertura e o encerramento das sessões plenárias serão presididos pelo Presidente da Assembleia Geral da ONU, Joseph Deiss, que afirmou que “a dinâmica em torno desta reunião é inédita e promete fazer deste um evento histórico.

Esperamos que os Estados-Membros da ONU assumam compromissos fortes, que nos ajudarão a alcançar nosso objetivo comum de zero novas infecções pelo HIV, zero discriminação e zero mortes relacionadas à AIDS.”

Embora alguns países ainda lutem para alcançar suas metas de acesso universal, muitos têm feito progressos significativos na resposta à epidemia. 22 países alcançaram o acesso universal aos serviços que impedem a transmissão do HIV de mãe para filho.

Além de casos de sucesso em nível nacional, um progresso considerável tem sido feito na resposta global ao HIV desde a Sessão Especial das Nações Unidas sobre HIV/AIDS de 2001.

A taxa de novas infecções por HIV diminuiu 25% nos últimos dez anos, as mortes foram reduzidas em 20% nos últimos cinco anos e 6,6 milhões de pessoas têm acesso à terapia antirretroviral, em comparação com apenas alguns milhares em 2001.

Progresso foi feito também na quebra das barreiras do estigma e da discriminação e na eliminação de leis punitivas, como as restrições de viagens para pessoas vivendo com HIV. “A desigualdade, a discriminação e as leis contra as pessoas que vivem com – ou que correm o risco de viver com – o HIV continuam bloqueando o acesso aos serviços do HIV para as pessoas mais necessitadas”, declarou o Diretor Executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), Michel Sidibé.

“Precisamos de uma resposta ao HIV que seja fundada nos direitos humanos e que promova a igualdade e a equidade. Alcançar esta resposta vai abrir o caminho para um mundo livre do HIV.”

O UNAIDS relatou recentemente que, apesar dos sucessos na prevenção e no tratamento do HIV, mais do que nunca existem pessoas vivendo com o vírus – 34 milhões de acordo com as últimas estimativas.

Também foi relatado que o financiamento internacional para a AIDS diminuiu.

Todas as reuniões plenárias, os painéis, conferências de imprensa e a maioria dos eventos paralelos serão transmitidas ao vivo em:http://j.mp/lu2nDm Para mais informações e acessar a programação completa do evento, visite o website oficial: http://www.un.org/en/ga/aidsmeeting2011/ Contatos para a imprensa UNAIDS | Sophie Barton-Knott | tel. +41 79 514 6896 | bartonknotts@unaids.org DPI | Vikram Sura | tel. +1 212 963 274 | sura@un.org Comunicação do UNAIDS: communications@unaids.org tel. +41 22 791 1697 http://www.unaids.org _________________________________________________ Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil | UNIC Rio website: http://www.unicrio.org.br | email: unic.brazil@unic.org tel.: +55(21) 2253-2211 | fax: +55(21) 2233-5753 — .

site www.grupososvida.org.br

BLOG https://grupososvida.wordpress.com sócio fundador da Pastoral da AIDS – CNBB

www.pastoralaids.org.br

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s