Missão internacional no Amazonas busca fortalecer compromissos na resposta à AIDS

Missão internacional ao Amazonas busca fortalecer compromissos na resposta à AIDS

22 de agosto de 2011 · Comunicados

Share

Entre os dias 21 e 25 de agosto, uma missão internacional de alto nível estará no Amazonas para conhecer os resultados e discutir a continuidade das ações do Plano Integrado das Nações Unidas em Apoio à Resposta à AIDS no Amazonas, conhecido como “Amazonaids”.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento do Amazonas (SEPLAN), a missão contará com representantes e técnicos de Agências das Nações Unidas, incluindo o Coordenador do Sistema ONU no Brasil, UNAIDS, PNUD, UNODC, UNFPA, UNESCO, UNICEF, OIT e ACNUR. Além disso, a missão tem a especial participação do Embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Sr. Kees Rade, autoridades dos governos Federal, do Estado do Amazonas e autoridades municipais com o objetivo de promover sinergias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A Missão se inicia em Manaus no dia 21 de agosto, onde será realizada capacitação do Programa TREATNET, iniciativa do UNODC, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que visa fortalecer capacidades para o tratamento de dependentes de substâncias psicoativas.

Em seguida, a missão se reunirá com o Governador do Estado do Amazonas, Sr. Osmar Aziz, e com autoridades do governo do Estado em um barco, na zona ribeirinha de Manaus. Durante essa reunião serão apresentadas e discutidas atividades relativas ao Plano das Nações Unidas em apoio a resposta nacional na área de AIDS.

Na terça-feira (22), o destino será Tabatinga onde, além de reuniões com autoridades locais, haverá o lançamento da versão para o rádio e relançamento dos vídeos da Campanha Mulheres e Direitos, originalmente inspirada por demandas feitas por mulheres da região do Alto Solimões em missão da ONU em 2009, que tem por objetivo principal contribuir para a conscientização da população com vistas à redução da violência contra a mulher e para a promoção da equidade de gênero e da saúde da mulher. A primeira veiculação da versão para o rádio será feita pela Rádio Nacional em Tabatinga.

As últimas atividades previstas incluem visitas de campo a comunidades indígenas que tiveram ações implementadas no âmbito do AMAZONAIDS, do DSEI do Alto Solimões, CASAI em Atalaia do Norte e Umariaçu em Tabatinga.

Ao final da missão, espera-se uma renovação de compromissos e fortalecimento da parceria em apoio à resposta à AIDS, ao combate à violência contra a mulher e ao tratamento da drogadependência no Estado do Amazonas.

Informações adicionais

UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, é uma parceria inovadora de organismos das Nações Unidas que lidera e inspira o mundo para que se consiga alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento, atenção e apoio ao HIV. Saiba mais, visite: www.unaids.org.br

AMAZONAIDS: O Plano Integrado da ONU em apoio à Resposta à AIDS nos estados do Amazonas –AMAZONAIDS– e Bahia –LAÇOS SOCIAIDS– é uma iniciativa liderada pelo UNAIDS, que vem sendo implementada desde 2008, em uma associação entre Agências da ONU, governos federal, estaduais e municipais, sociedade civil e outros parceiros estratégicos. O Plano Integrado visa fortalecer capacidades locais para melhor responder à epidemia da AIDS, bem como harmonizar as ações das agências da ONU e de outros parceiros, otimizando o uso de recursos técnicos e financeiros e apoiando as prioridades dos governos locais. O Plano Integrado é também um instrumento para o fortalecimento de ações intersetoriais e para a mobilização de novos recursos e parcerias no apoio às respostas locais à AIDS nos dois estados.

O AMAZONAIDS está em curso no estado desde 2008 e já conta com diversas atividades realizadas nas áreas de assistência, prevenção do HIV e promoção da saúde, mobilização social, governança, fortalecimento da sociedade civil, educação e saúde, e ações específicas em saúde e educação para populações indígenas da região do Alto Solimões e Vale do Javari. As ações do Plano Integrado visam minimizar as inequidades regionais e fortalecer as capacidades locais, bem como harmonizar as intervenções das agências da ONU e de outros parceiros para otimizar o uso dos recursos técnicos e financeiros, alinhando as atividades com as prioridades dos governos locais. O Plano também é um instrumento para a mobilização de novos recursos para apoiar as respostas locais à Aids no estado.

CAMPANHA MULHERES E DIREITOS

A campanha “Mulheres e Direitos” é uma iniciativa da ONU, no âmbito da Equipe Conjunta sobre AIDS e de parceiros. É liderada pelo UNAIDS — Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS; a ONU Mulheres — Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres; o UNFPA — Fundo de População das Nações Unidas; o UNICEF — Fundo das Nações Unidas para a Infância; tem o apoio do UNIC Rio — Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil e é assinada em parceria com o Instituto Maria da Penha. Os filmes  e spots de rádio foram produzidos pela Documenta Filmes, tendo direção de Angela Zoé e coordenação da [X] Brasil Publicidade em Causas/Daniel de Souza. A marca original da campanha, criada com base em conceitos estabelecidos pela ONU, é assinada pelo designer Jair de Souza.

A campanha tem como objetivo principal contribuir para a conscientização da população com vistas à redução da violência contra a mulher e para a promoção da equidade de gênero e da saúde da mulher.

Mais informações: www.unaids.org.br.

 

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s