Espaço Saúde em São Paulo une ONGs para garantir qualidade de vida aos usuários

Espaço Saúde em São Paulo une ONGs para garantir qualidade de vida aos usuários

 www.agenciaaids.com.br

___Nadir Amaral, presidente do Espaço Sáude

29/07/2011 – 17h30

“Estou realizando um sonho de oito anos. Trabalhava no mercado financeiro, mas sempre me questionava sobre qual seria a forma de ajudar a população. Hoje encontrei muitas pessoas com vontade de trabalhar e unir forças para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem de doenças como a aids, lúpus, psoríase, tumores raros…”

Foram com essas palavras que o presidente do Espaço Saúde, Nadir Francisco do Amaral, inaugurou muito emocionado, na noite da última quinta-feira, o Espaço.

O Espaço Saúde é um local onde oito instituições não governamentais que atuam na área da saúde se uniram para dividir informações, trocar propostas, fortalecer o trabalho e proporcionar um melhor atendimento e acesso aos assistidos.

A organização está localizada há alguns metros do movimentado centro paulistano, no bairro da Bela Vista, e conta com um amplo espaço dividido em três andares. No térreo está o auditório para 50 pessoas. No primeiro andar estão às salas temáticas que recebem os usuários de acordo com a patologia e, no terceiro andar, a Administração.

A ideia de unir várias ONGs, de acordo com o diretor financeiro e de recursos humanos da instituição, Lucas Soler, é fazer com que os assistidos tenham acesso aos serviços oferecidos em todas as instituições, como assistência social, jurídica e psicológica. “Queremos garantir o tratamento, os direitos humanos e previdenciários dos pacientes”, explicou.

“Quem tem HIV, por exemplo, pode desenvolver lúpus ou câncer, por isso a importância de unir os trabalhos. Ou seja, no Espaço Saúde a pessoa que tem HIV e outra patologia pode buscar apoio tanto no grupo que atende soropositivos como no que atende a outra patologia”, enfatizou.

Ainda segundo Soler, o número de pessoas assistidas somando todos os usuários das oitos entidades é de aproximadamente 5 mil diretamente e 22 mil indiretamente.

“Além da soma de recursos humanos e financeiros das oito entidades, o objetivo do Espaço também é debater políticas públicas e unir visões e ideologias que possibilitam o crescimento institucional das associações envolvidas e também dos assistidos individualmente e coletivamente por elas”, explicou.

O Espaço Saúde fica na Rua Conde de São Joaquim, 179, na Bela Vista.

Hoje participam do Espaço Saúde as seguintes associações:

• Associação de Apoio aos Portadores de GIST, TNE e Tumores Raros – AGIST.
• Associação Pró Falcêmicos – APROFE.
• Grupo Renascer de Incentivo á Vida – GRIV.
• Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – Espaço Girassol.
• Associação Brasileira Superando LUPUS
• Associação de Apoio aos Portadores de Psoríase do Estado de São Paulo – AAPP
• Federação Brasileira de Enfermidades Raras – FEBER
• Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – RNP+ Estado de São Paulo

Talita Martins

Dica de Entrevista:

Espaço Saúde
Tel.: (0XX11) 3401-1110
www.espacosaude.org.br

 

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s