Eleição de Graziano para a FAO atesta sucesso das políticas sociais brasileiras

Boletim semanal nº 291 – 1º a 7 de julho de 2011
Eleição de Graziano para a FAO atesta sucesso das políticas sociais brasileiras


 
Ex-ministro é o primeiro brasileiro a ocupar cargo de direção-geral do sistema ONU,com a missão de expandir para todo o mundo programas de combate à fome

José Graziano à frente da FAO representa liderança brasileira
 “Hoje é um dia histórico e de grande alegria para o Brasil. A eleição de José Graziano da Silva como novo diretor-geral da FAO consolida o Brasil como referência internacional em promoção de políticas de segurança alimentar e nutricional e inclusão social não somente para seu povo, mas para os demais países do mundo”, comemorou a ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) após a eleição.

A ministra lembrou que, recentemente, o ex-presidente Lula foi um dos vencedores do prêmio World Food Prize 2011 por sua atuação em favor do desenvolvimento humano, ao melhorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo a partir do Fome Zero. Segundo Tereza Campello, Graziano é parte dessa trajetória e ajudará a colocar o combate à fome no centro da agenda mundial. “Sua eleição contribuirá para caminharmos na direção de um mundo sem fome, sem miséria e com mais e melhores oportunidades de vida para todos”, completou.

“As nações identificaram no Brasil um país com lideranças políticas preparadas, que almeja o consenso, mas sem deixar de buscar as reformas necessárias para o aperfeiçoamento do sistema ONU”, afirmou o secretário executivo do MDS, Rômulo Paes de Sousa. Ele esteve em Roma, capital italiana, com a delegação brasileira, durante a reunião da FAO.
Para o secretário, além da visibilidade que o cargo concede ao país que o ocupa, a eleição do ex-ministro José Graziano é uma validação das políticas sociais e econômicas que o Brasil adota nos últimos anos. “Os países reconheceram que os conteúdos das políticas públicas brasileiras são experiências bem-sucedidas e que têm qualidades que podem ser úteis às demais nações”, afirmou. Sousa acredita que o mandato de Graziano possa dar maior visibilidade às políticas de segurança alimentar e nutricional desenvolvidas na América do Sul.

Também presente à eleição da FAO, a secretária Maya Takagi, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), reforça a importância histórica de ter, pela primeira vez, um brasileiro em um cargo de direção-geral de um dos sistemas da ONU. Maya trabalhou com José Graziano quando foi uma das coordenadoras do Projeto Fome Zero do Instituto Cidadania, entre 2001 e 2002.

Perfil – José Graziano é engenheiro agrônomo e foi ministro extraordinário da Segurança Alimentar e Combate à Fome no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2006, tornou-se representante regional da FAO para América Latina e Caribe. Nos últimos meses, era assessor especial da presidenta Dilma Rousseff. A posse está marcada para 1º de janeiro de 2012.

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s