NOTICIAS DE PORTUGAL – DOENTES GRAVES TÊM DE ESPERAR 362 DIAS POR 1 CONSULTA…

  • NOTICIAS DE PORTUGAL
  • Portugal http://www.jornaisdodia.com/DiarioDeNoticias.aspx 

Doentes graves têm de esperar 362 dias por 1 consulta

 

Consultas de especialidade chegam a demorar 600 dias para doentes muito prioritários

Consultas de especialidade chegam a demorar 600 dias para doentes muito prioritários. Há esperas de 1218 dias em urologia e 1321 em ginecologia. Dados são do Observatório dos Sistemas de Saúde.

Os doentes mais graves deveriam esperar apenas 30 dias para conseguirem uma consulta num hospital. E mesmo nos pedidos considerados sem gravidade, o tempo máximo de espera estabelecido por lei é de 150 dias. Mas em muitos hospitais esta está longe de ser a realidade.

No Hospital de Santo António, Porto, há quem espere 1218 dias por uma consulta de urologia, enquanto no hospital de Beja são precisos 1396 para ser visto por um oftalmologista. O cenário não melhora quando se fala de ginecologia: em Santarém, a resposta pode demorar 1321 dias a chegar.

Falta de médicos, saídas para a reforma e demasiada concentração dos cuidados de saúde nos hospitais são algumas das razões apontadas para uma resposta ineficaz dos serviços.

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Um comentário em “NOTICIAS DE PORTUGAL – DOENTES GRAVES TÊM DE ESPERAR 362 DIAS POR 1 CONSULTA…

  1. INFELISMENTE O DESCASO COM OS DOENTES E COMUM PELO MUNDO AFORA. MAS COM CERTESA OS POLITICOS NÃO PASSAM POR ISSO (O!! DIFERENÇA )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s