A máscara das UPAs – socializando

A máscara das UPAs 

A máscara das UPAs começou a cair. Anunciadas pelo governo estadual como a salvação para a saúde pública no Rio, as Unidades de Pronto Atendimento começam a mostrar suas deficiências. E a imprensa, depois de ter enaltecido o projeto desde o início, começa a perceber a realidade: o serviço não resolveu a situação de falta de atendimento primário para a população; cada vez menos pacientes são atendidos pelas UPAs; a espera por atendimento, em algumas unidades pode chegar a cinco horas; faltam médicos e profissionais de saúde.

O quadro de caos não é só no Grande Rio.

No interior o problema também vem ocorrendo, conforme notícias publicadas pela imprensa recentemente. A deputada Janira Rocha já vinha denunciando esta situação. “As UPAs são um dos maiores factóides políticos dos últimos tempos. Uma máquina de ganhar votos”, denunciou Janira no Jornal do Brasil, lembrando o uso eleitoreiro do projeto eplo governador Sérgio Cabral durante sua campanha para reeleição.

Veja matérias na imprensa sobre o caos nas UPAs.

TV Rio Sul  http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/16_277573.asp?

Jornal do Brasil  http://www.janirarocha.com.br/arquivos/UPA.pdf

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s