Setrac vai reativar Conselho Municipal de Álcool e Drogas – UMA QUESTÃO DE SAUDE ou ASSISTENCIA ??? QUEM QUER FAZ…QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER…

O Grupo Assistencial SOS VIDA participava do antigo COMAD – como Conselheiro, parabenizamos a equipe da SETRAC por esta iniciativa….quem sabe faz a hora não espera acontecer…VIVA A VIDA

Setrac vai reativar Conselho Municipal de Álcool e Drogas

Sex, 27 de Maio de 2011 15:27
Luis Eduardo Peixoto, secretário de trabalho, assistência social e cidadania (Setrac).

A Prefeitura de Petrópolis e a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) reativarão, em junho, o Conselho Municipal de Álcool e Drogas (COMAD). A reinauguração deverá ser marcada por um show com bandas locais, na Praça Dom Pedro, no dia 26 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate às Drogas.
Segundo o secretário Luis Eduardo Peixoto, Petrópolis sediou o primeiro Conselho Municipal de Entorpecentes do país , em 1987, época em que poucas pessoas se arriscavam a debater o assunto.
“A nossa preocupação é fazer um trabalho de prevenção e para isso precisamos de um esforço conjunto da sociedade e do poder público. Não é hora de procurar culpados pela situação em que nos encontramos e sim de agir, acabando com a ociosidade dos jovens”, afirmou o secretário.
Para que o COMAD funcione de forma eficaz a Setrac vai oferecer para todos os assistentes sociais e psicólogos envolvidos o curso de “Conselheiro em Dependência Química”, todas as quintas-feiras, no final da tarde. O curso será ministrado pela psicóloga Leandra Iglesias, especialista em dependência química.
A psicóloga Leandra Iglesias e o secretário Luis Eduardo Peixoto têm experiência na área, pois trabalham na prevenção e tratamento do uso de drogas e álcool há quase 30 anos, através da Ong Comando da Paz.
De acordo com dados divulgados pela ong, 12,5% da população brasileira é dependente de álcool e, destes, 41,6% são homens e 58,4% são mulheres. Entre os jovens de 12 a 17 anos, o percentual é de 9,9% e na faixa etária entre 18 e 34 são 38,8%. Em relação ao consumo de drogas, a cocaína ainda é a mais consumida, onde 5,4% dos usuários são meninos e 1,2% são meninas.

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s