Deputados católicos se reúnem com Núncio Apostólico e Dom Orani

Brasil, 27 de março de 2011 – 10h12

Quarta-feira, 02 de março de 2011, 09h58

Deputados católicos se reúnem com Núncio Apostólico e Dom Orani

Da Redação, com informações da Arquidiocese do Rio

Montagem sobre fotos / Arquidiocese do Rio
A reunião aconteceu no Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio, no bairro da Glória

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, o Arcebispo do Rio,  Dom Orani João Tempesta, e o Bispo Auxiliar, Dom Paulo Cezar Costa, se reuniram com deputados estaduais de orientação católica. Entre estes estavam presentes André Corrêa (PPS), Jânio Mendes (PDT), Márcio Pacheco (PSC), Myrian Rios (PDT), Roberto Henriques (PR) e Robson Leite (PT).

A reunião aconteceu, durante o café da manhã, nesta terça-feira, 1º, e na pauta do encontro, assuntos de interesse comum foram tratados, como a defesa da vida, o ensino religioso e o patrimônio histórico. “Estamos nos reunindo com vereadores, deputados, senadores e lideranças políticas para conversarmos e estabelecermos metas comuns e dividir as preocupações com temas de interesse geral”, explicou Dom Orani.

Para o Núncio Apostólico, essa iniciativa é de vital importância não só para a Igreja, mas para toda a sociedade, pois está comprometida em formar jovens, dando-lhes princípios, como honestidade e ética. “Felicito ideias como essa de reunir políticos para uma bonita ocasião de intercâmbio. Esperamos que esses deputados que estiveram aqui possam ter uma forte atuação no futuro, no debate de temas que atingem o bem estar da sociedade”, parabenizou os presentes.

Durante o café, os deputados ouviram o Arcebispo do Rio e Dom Lorenzo, e se comprometeram a atuar em conjunto e em prol da população, tendo como base os valores cristãos e a defesa da vida e da família.

 
 

Ao final da reunião, a deputada Myrian Rios pediu autorização a Dom Orani para iniciar um grupo de reflexão e oração na Assembleia Legislativa. Com a aprovação e bênção do Arcebispo, as reuniões acontecerão todas as quintas-feiras.

Myrian Rios relatou ainda que o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo, ofereceu a quinta-feira para realizarem esta reunião dos parlamentares católicos, quando farão reflexões a partir da Sagrada Escritura e Adoração ao Santíssimo Sacramento. “É uma providência divina, porque é nesse dia da semana que a Igreja costuma adorar a Jesus Cristo Eucarístico. Colocaremos a intenção dos projetos de lei, da ordem do dia, das necessidades do povo. Faremos a nossa parte, também orando e intercedendo. Contemplaremos, assim, três pilares em nosso trabalho: a oração, a ação e a intercessão”, contou.

O deputado André Corrêa vê, na integração dos católicos na política, uma importante mudança de mentalidade, que supera a divisão dos partidos políticos, além de ser uma forma de defender princípios e valores que norteiam a fé católica. “Aqui nos abastecemos de valores, de espiritualidade, para exercermos melhor nossos mandatos na vida pública. Essa integração também é importante em questões objetivas, que misturam a necessidade do apoio do Estado e a evangelização, como a luta da Arquidiocese do Rio para sediar a Jornada Mundial da Juventude“, enfatiza.

Este também foi um dos assuntos tratados no encontro e ressaltado pelo deputado Márcio Pacheco. O parlamentar comentou a iniciativa de criação de uma comissão especial de acompanhamento da candidatura do Rio para sediar a JMJ 2013. “Todos os deputados aqui presentes vão apresentar, também, as suas considerações acerca da importância do nosso Estado sediar um evento como esse, que não se trata apenas de um evento religioso, mas que congrega valores importantes para a juventude e que deverá envolver todos os níveis governamentais”, destacou.

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s