Apoio dos EUA ao combate à aids no Brasil tem como foco o aconselhamento e a testagem de grupos vulneráveis, diz Nena Lentini, da USAID

Apoio dos EUA ao combate à aids no Brasil tem como foco o aconselhamento e a testagem de grupos vulneráveis, diz Nena Lentini, da USAID

19/03/2011 – 11h

Segundo Lentini, Brasil e Estados Unidos têm trabalhado em conjunto para apoiar a prevenção do HIV em Moçambique, por exemplo, onde uma de cada oito pessoas está infectada pelo vírus.

No Brasil, ela ressalta que “a USAID tem como foco a expansão do aconselhamento e a testagem rápida entre grupos de maior vulnerabilidade.” Entretanto, ela lembra que esta ação “é bastante modesta quando comparada aos investimentos técnicos e financeiros que o próprio governo brasileiro tem feito” para combater a doença.

Em 2005, o apoio da USAID no Brasil causou polêmica. O Ministério da Saúde recusou cerca de 40 milhões de dólares destinados à prevenção do HIV no país porque esta agência não quis financiar projetos de organizações que reconheciam formalmente o trabalho do sexo.

Lentini reconhece que houve divergências entre os dois governos há seis anos, mas reforça que isso não representa mais um obstáculo à colaboração dos Estados Unidos no Brasil. “É natural que existam diferentes abordagens para o combate à aids, mas temos a certeza que esta colaboração continuará acontecendo e se fortalecendo como resultado do diálogo entre nossos presidentes”, disse.

De 2001 a 2009, enquanto George W. Bush era Presidente dos Estados Unidos, várias foram as críticas de especialistas em saúde pública sobre a sua opinião favorável às estratégias de abstinência sexual como método de prevenção ao HIV.

No ano passado, durante a XVIII Conferência Internacional de Aids em Viena, na Áustria, representantes de diversos movimentos sociais disseram que Obama mantém as mesmas políticas conservadoras que Bush na área.

Os ativistas criticaram o fato de o governo norte-americano continuar trabalhando como “parceiro e amigo” da indústria farmacêutica. Segundo documento divulgado no evento, os Estados Unidos criaram uma lista de “Atenção Especial” para alguns países, como o Brasil, a Índia e a Tailândia, depois que essas nações se recusaram a pagar pelos altos preços das patentes dos medicamentos antiaids fabricados por laboratórios norte-americanos. Leia mais aqui.
Obama desembarcará na Base Aérea de Brasília às 8h. Por volta de 10h, ele será recebido pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. A realização dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo no Brasil também está na pauta dos presidentes. Segundo a Casa Branca, será uma oportunidade para os países conversarem sobre as questões de infraestrutura. Ainda em Brasília, Obama terá uma reunião com empresários.
No domingo , Obama seguirá para o Rio de Janeiro, onde fará um discurso no Theatro Municipal. No mesmo dia o presidente viaja ao Chile e no dia 22 a El Salvador.
Obama estará acompanhado da mulher, Michelle Obama, e das duas filhas, Malia e Sasha.

Redação da Agência de Notícias da Aids

http://www.agenciaaids.com.br/site/

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s