SOS Vida inicia mais um curso de capacitação para estudantes de psicologia

 

O Grupo Assistencial SOS Vida iniciou a capacitação dos novos estagiários/voluntários do curso de psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Ao longo dos 11 anos de parceria, o SOS Vida já contribuiu com a formação de mais de 150 profissionais formados pela Faculdade de Psicologia.

A preparação vai durar cerca de seis meses e em seguida os alunos serão encaminhados ao ambulatório e hospital do DIP (Departamento de doenças infecto parasitárias) para colocarem tudo que aprenderam em prática, junto aos conhecimentos obtidos no ambiente acadêmico.

O curso apresenta conhecimentos em psicoterapia, terapias complementares, prevenção e assistência aos já infectados pelo vírus HIV ou doentes de AIDS, além de educar e informar sobre a prevenção, destacando a importância da adesão ao tratamento como um todo. Está inserido ainda no conteúdo técnicas que visam melhorar o bem estar daqueles que procuram a Ong.

A qualificação está sendo ministrada pelos psicólogos: Antonio Carlos de Souza Pires (Cal), Maria Luisa de Menezes Passos, Andrea Neuman Andretti e Elisameli de Paiva Vilhena Leite. A Ong possui autorização do CRP/RJ para atendimento psicoterápico e está inscrita no CRP (Conselho Regional de Psicologia) há mais de 10 anos, sendo a primeira Ong de Petrópolis a receber este credenciamento. As aulas serão realizadas na própria sede do SOS Vida.

A voz de quem quer ajudar


Muito importante para evolução do ser humano, o estágio voluntário é muito procurado por estudantes da região. Ismael Eduardo Machado é um destes estudantes de psicologia que encontraram na Ong uma oportunidade de adquirir conhecimento na área e ajudar o próximo. “A minha vontade de ajudar aqueles que precisam foi o principal fator que me fez buscar a SOS Vida. O reconhecimento do trabalho realizado é o elemento chave. É muito gratificante você ver um assistido feliz e de bem com vida”, disse Machado, que já pratica o trabalho voluntário na Ong há cerca de seis meses. Já Simone Oliveira, que encontra-se na mesma situação, considera-se uma pessoa realizada com o estágio. “A sensação de poder ajudar o próximo é algo indescritível. Me sinto uma pessoa vitoriosa”, disse a estudante de psicologia.
 
Para Ernesto de Souza, integrante desde 2009, a parte que mais chama atenção é que o indivíduo aprende a lidar com os assistidos. “É chocante você manter uma relação com uma pessoa que daqui daqui alguns dias pode não estar entre nós. É por este motivo que busco sempre dar o máximo de mim e ajudar de todas as formas nossos assistidos” Ernesto fez este relato a partir de acompanhamento em atendimento hospitalar da estagiaria Simone Oliveira – que esta em período mais adiantado, com conhecimentos e preparação para atendimento clinico – esta atendendo no Hospital do DIP e teve algumas perdas neste período –  pessoas que vieram a óbito muito rapidamente, depois de iniciado o acompanhamento psicoterápico e resultado HIV + .

Para mais informações sobre o curso, deve-se entrar em contato pelo telefone: (24) 2245 0322 / (24) 2244 9526 ou visitar o SOS Vida, que está localizado na Rua Frei Luis, 40 – Centro.

Autor:

O Grupo Assistencial SOS VIDA nasceu legalmente em 28 de março de 1998 com o proposito de oferecer apoio e assistência a portadores do vírus HIV/AIDS. Após um ano, Padre Quinha pediu ao fundador que começasse a trabalhar também com Dependência Química. Passados dezesseis anos os atendimentos vão além destas duas patologias, a busca por diversos motivos fez com que a instituição abrisse o leque de atuação – Ir de Encontro com a Necessidade de Quem Nos Procura – que, em sua grande maioria, são pessoas de baixa renda. Os assistidos contam ainda, além dos atendimentos na sede da instituição, com o amparo de profissionais de saúde que atendem gratuitamente em seus consultórios e clínicas.

2 comentários em “SOS Vida inicia mais um curso de capacitação para estudantes de psicologia

  1. Olá,me chamo Aline Santos, sou estudante de psicologia no RJ e estou a procura de emprego,estagios relacionados a essa área e gostaria de obter mais informações sobre o curso.

    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s